Projeto Final de Curso

Os cursos de graduação, especialização e pós-graduação têm como objetivo formar o aluno e prepará-lo para o exercício profissional. Como avaliação do aprendizado, a universidade exige um projeto que mobiliza os estudantes a colaborar com a pesquisa acadêmica. Desde a escolha do tema até a apresentação do trabalho final, o tempo do aluno é ocupado quase integralmente.

Os tipos

A monografia, a dissertação e a tese são, respectivamente, os trabalhos de conclusão de curso de graduação ou especialização, mestrado e doutorado. A grande diferença é a profundidade exigida no projeto, aumentada de acordo com a importância do título de cada nível acadêmico. Mas, em todos os casos, a pesquisa deve abordar o tema selecionado com coerência, consistência e referencial teórico adequado.

Alguns cursos de graduação não exigem monografia, mas um relatório de estágios realizados, como acontece nas licenciaturas. A metodologia de pesquisar e apresentar resultados se mantém, como é exigido em todo projeto final.

Uma monografia é, genericamente, um relatório de pesquisa sobre o assunto estudado. É específico a um tema pré-definido dentro de uma área de conhecimento e aborda questões e análises de um problema, a construção de uma teoria ou o desenvolvimento de um produto.

Exigida no mestrado, a dissertação cobra do futuro mestre um conhecimento mais profundo. A pesquisa deve ser o resultado em relatório que representa o trabalho experimental ou exposição científica com um tema bem delimitado, e demonstrar o conhecimento de literatura existente sobre o assunto.

A mais densa entre todos os projetos finais, a tese de doutorado exige mais no que diz respeito a teoria e metodologia do tema pesquisado. Deve apresentar contribuições reais para o desenvolvimento específico da especialidade em questão. A base do estudo demanda uma investigação original.

Começo do projeto

Parece óbvio, mas muitos alunos esquecem a questão principal na hora de escolher o tema: o assunto deve interessar e estimular a pesquisa. Conviver meses com um tema que não agrada torna o trabalho mais complicado. Porém, escolher um bom tema não é abraçar e desenvolver sobre tudo que ele é e engloba. É preciso delimitar o assunto de forma específica.

Além disso, o estudante necessita desenvolver um problema e traçar uma hipótese. Em um exemplo bem simples: a Guerra no Iraque (tema) e o terrorismo mundial (problema) – o aumento dos ataques depois da invasão americana (hipótese); ou seja, o que o aluno quer tratar e onde ele espera chegar na pesquisa. A não comprovação da hipótese não inviabiliza o trabalho, desde que o desenvolvimento da análise enriqueça os conhecimentos sobre o tema tratado.

A prática essencial para o desenvolvimento de qualquer projeto é a pesquisa bibliográfica. As consultas às bibliotecas respaldam a parte teórica do estudo e podem elucidar diversas questões, sejam específicas do projeto ou sobre metodologias científicas.

Estrutura e regras

Antes do próprio trabalho escrito, o estudante deve fazer um projeto ou plano de pesquisa. O documento identifica o que deve ser feito, o porquê, como e onde será realizado o levantamento. Não há um modelo rígido para a apresentação do projeto de pesquisa, mas os seguintes elementos devem ser respondidos no texto:

• Definição do objeto de estudo (tema/problema da pesquisa)
  • Justificativa
  • Hipóteses de trabalho
  • Discussão teórica
  • Metodologia
  • Pesquisa Bibliográfica

Seja monografia, dissertação ou tese, a parte escrita possui uma estrutura semelhante, embora cada uma tenha características próprias referentes à profundidade do tema estudado.

Em todo o trabalho a linguagem utilizada deve ser interessante, sem apelar para a linguagem coloquial. O trabalho deve estar de acordo com as normas da ABNT. Procure livros sobre estrutura e regras do tipo de projeto final específico de seu interesse.

Campus Universitário Darcy Ribeiro

Asa Norte, Brasília-DF, CEP 70910-900

Secretaria: +55 (61) 3107-5510

Demais telefones UnB

Localização

Copyright 2021 © Universidade de Brasília | Faculdade de Tecnologia. Todos os direitos reservados.