Graduação em Engenharia de Redes de Comunicação

O curso de Engenharia de Redes de Comunicação oferece uma sólida formação multidisciplinar em Engenharia Elétrica, Telecomunicações e Computação possibilitando o egresso a atuação no crescente mercado das tecnologias da informação e das comunicações.

Além de uma sólida base matemática adquirida nos primeiros anos, o aluno de graduação toma contato, desde o primeiro semestre, com diversas áreas fundamentais da atual sociedade da informação, tais como os fundamentos de redes de comunicação, programação, redes sem fio, comunicações ópticas, criptografia e segurança da informação, sistemas de informação distribuídos, redes móveis e TV digital.

Perfil

Quem deseja tornar-se um engenheiro de redes de comunicação precisa ter afinidade com as áreas de cálculo, como física e matemática e gostar de produzir sistemas de transmissão de dados de comunicação, tanto pela internet quanto por outras formas de transferência de dados. O Engenheiro de Redes de Comunicação domina as diversas perspectivas das Tecnologias da Informação e das Comunicações (TIC), desde a transmissão da informação pelo meio físico, passando pelos protocolos de comunicação, até a camada de aplicação. Para isso, o estudante recebe uma formação interdisciplinar sólida em áreas da Engenharia Elétrica, das Telecomunicações e da Computação, que o prepara para atuar em uma realidade de contínua evolução tecnológica.

Mercado de Trabalho

O acesso à internet por banda larga no país aumenta consideravelmente a cada dia. Naturalmente, há uma perspectiva de atuação destes profissionais no que diz respeito a essa demanda da sociedade em um contexto geral.  Além disso, há uma busca por aumento de velocidade e na qualidade da transmissão de dados, o que demanda aprimoramento e pesquisas constantes por parte dos profissionais da área. O governo federal e as operadoras do setor de telecomunicações são os maiores empregadores.

O curso na UnB

O curso dispõe de excelente corpo docente com formação nas melhores universidades do Brasil e do mundo e ativo nas áreas de pesquisa, ensino e extensão. Alunos de graduação são encorajados a tomar contato com sua atividade profissional desde cedo na forma de estágios em empresas, participação em projetos de iniciação científica e de outros projetos de cunho tecnológico em cooperação com grandes empresas do setor privado e governamentais. O curso de engenharia de redes de comunicação tem sido constantemente bem avaliado no ENADE (nota máxima nas últimas edições) e no guia Abril do estudante (5 e 4 estrelas, respectivamente, nas últimas avaliações).

Infraestrutura e corpo docente

O curso de Engenharia Elétrica da UnB é fortemente embasado em atividades práticas de laboratório. Na faculdade de Tecnologia, onde se apresenta a sede do curso de Engenharia de Redes e Telecomunicação, conta com mais de 50 laboratórios bem estruturados para a utilização dos docentes em suas pesquisas. Em seu corpo docente, há 10 (dez) professores com titulação de doutores e PhD nas áreas correlatas ao curso.

Dados Gerais

• Habilitação: Bacharelado em Engenharia de Redes de Comunicações
  • Unidade Acadêmica: Departamento de Engenharia Elétrica / Faculdade de Tecnologia (FT)
  • Campus: Darcy Ribeiro (Asa Norte, Brasília)