MATRIZ DE CONTEÚDOS
A Matriz de Conteúdos do Curso mostra conceitualmente a distribuição da carga didática curricular, em horas e em percentuais do total de horas do curso, de forma a atender tanto as Diretrizes Curriculares como exigências estabelecidas por normas internas da UnB e da Faculdade de Tecnologia.
Descrição dos conteúdos:
• Básicos - conteúdos básicos exigidos pela resolução CNE/CES11, de 11/03/2002 (Diretrizes Curriculares para Engenharia): disciplinas nas áreas de metodologia científica e tecnológica, comunicação e expressão, informática, expressão gráfica, matemática, física, fenômenos de transporte, mecânica dos sólidos, eletricidade aplicada, química, ciência e tecnologia dos materiais, e administração.
• Grandes Temas - conteúdos básicos exigidos pela resolução CNE/CES11, de 11/03/2002 (Diretrizes Curriculares para Engenharia), nas áreas de humanidades, economia, ciências do ambiente, ciências sociais e cidadania. Abordam as interações entre a tecnologia e os ambientes natural, social, político, econômico e cultural, bem como suas interfaces com o ser humano.
• Profissionalizantes - disciplinas com abordagem básica em tópicos de engenharia de produção: gestão da produção, engenharia do produto, logística, gestão ambiental, engenharia da qualidade, engenharia econômica, engenharia do trabalho e ergonomia, pesquisa operacional e engenharia organizacional.
• Específicos - extensões e aprofundamentos do núcleo de conteúdos profissionalizantes, bem como de outros conteúdos destinados a caracterizar o desenvolvimento de competências e habilidades específicas
• Projeto de Sistemas de Produção - disciplinas de desenvolvimento de projetos para aplicação dos conhecimentos e habilidades desenvolvidos nas disciplinas específicas de engenharia de produção.
• Projeto de Graduação - trabalho de final de curso, individual, a ser desenvolvido nos dois últimos semestres do curso, com 60 horas de duração, que demonstre as competências e habilidades desenvolvidas pelo aluno ao longo do curso. O desempenho será verificado por meio de um documento padronizado, apresentado a uma banca ao final do semestre.
• Estágio supervisionado - trabalho de campo, com duração de 180 horas, que demonstre a capacidade de trabalho prático, verificado por meio de relatórios técnicos e individualizados.
• Atividades Complementares - iniciação científica, projetos multidisciplinares, projetos comunitários, visitas técnicas, participação em eventos, projetos de extensão, desenvolvimento de protótipos, participação em empresas juniores, outras atividades de empreendedorismo.